domingo, 2 de outubro de 2011

PETUNIA HYBRIDA ( PETÚNIAS ) TONS MATIZADOS


Como antes disse, não costumamos semear as petúnias. Mas quem optar pela sementeira pode tentar usar os recipientes plásticos de iogurte e em cada um semear apenas três sementes. Não semear muito fundo pois a semente carece de luz para germinar. Regar sempre até brotarem as plantinhas. Depois, antes de voltar a regar, deixar secar a terra para que o oxigénio não falte às raízes. Estas nunca devem ficar expostas ao sol. Quando tiverem dois pares de folhas mudar para um vaso individual. Estará na altura de fertilizar podendo usar-se o fertilizante líquido na proporção mínima, i.e. 2 ml por litro de água. Na foto vêm-se algumas flores murchas que já deveriam ter sido retiradas, evitando as consequências do apodrecimento e sobretudo que as plantas cessem a produção de novas flores. As flores murchas são cortadas pelo pecíolo e não puxando apenas as pétalas.




Para resultarem melhor as petúnias adultas requerem algum fertilizante. Costume tomar as especificações dos rótulos como limite máximo e na prática uso menos uma dose do que a indicada, entre 2 e 2,5 ml por litro de água. Para as plantas adultas venho usando um adubo granulado azul NPK que dissolvo em água na proporção de 40 gr para um metro quadrado. Aplico-o no solo com o regador e um crivo muito fino. Quando se trata apenas de uma meia dúzia de plantas  posso usar um difusor desses que serviram para guardar detergentes e depois de muito bem lavado. Faço essa aplicação ao fim da tarde quando as plantas estão ao abrigo do sol directo, evitando o contacto com os caules. A terra deve estar um pouco húmida e nunca totalmente seca. De manhã, rego. Duas semanas depois aconchego a terra com um pouquinho de substrato. Quinze dias depois, volto a aplicar mais um pouquinho de fertilizante.


Aqueles vasos da sementeira e da primeira muda devem ter uns furinhos na base para drenar. Quando as plantas estão a crescer nos vasos individuais e as raízes começam a aparecer nos buracos do fundo está na altura de as transplantar para o local definitivo, podendo enterrar-se o vaso no solo.

Há petúnias de menor tamanho (em altura e diâmetro da flor) mas em contra partida cobrem melhor o solo porque podem ser semeadas com compassos mais cerrados e são mais rústicas suportando melhor a escassez de água. As petúnias de maior dimensão são mais usadas em suportes pendentes.


As petúnias em tons matizados combinam tons de cor de rosa e púrpura, azul e branco ou apresentam-se bicolores ou multicolores. Não são as mais comuns no nosso jardim. Mas gosto de as ver e resultam muito bem em grandes maciços.


As pétalas das petúnias são muito sensíveis à força da chuva forte. Pela mesma razão não devem ser regadas com aspersores ou mangueiras que debitem caudais susceptíveis de as ferir.

2 comentários:

  1. Este fertilizante que temos que aplicar.... há algum especifico? Compramos pronto já? É que adoro plantas e estou começando a cultiva-las agora e estou em busca de informações dos mais experientes no assunto... rs rs.

    ResponderEliminar