sábado, 15 de outubro de 2011

HYPERICUM ANDROSAEMUM (ANDROSEMO, HIPIRICÃO do GERÊS)

Arbusto perene, habita na sombra das florestas de pinheiros e carvalhos. Folhas sem pelos, opostas. No androsemo, os ramos são ascendentes. Flores amarelas de pecíolos longos. Os frutos são bagas castanhas-avermelhadas e depois pretas, não devem ser ingeridos por conterem substâncias tóxicas. 

Esta floresta da foto recebe a influência marítima pelo que a vegetação mantem-se verde pelo verão adentro.  A floração tem início em junho. Folhas com aplicação medicinal. As fotografias foram tiradas nos primeiros dias de setembro.

3 comentários:

  1. A foto que publica não é do HYPERICUM ANDROSAEMUM,mas do Hypericum perforatum que são totalmente diferentes

    ResponderEliminar
  2. A foto que publica não é do HYPERICUM ANDROSAEMUM,mas do Hypericum perforatum que são totalmente diferentes

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, Mónica Ferreira, pelo seu muito oportuno reparo que me obrigou a rever as fotografias, tiradas na Galiza. Reconheço que errei a qualificação desta planta. Não é seguramente o H. Androsaemum. Não excluo que, como indica, as fotos sejam mesmo de H. perfuratum. Mas, por outro lado, infelizmente, também as fotografias que apresentei não são suficientemente detalhadas de modo a permitirem concluir, com total segurança, pelo H. perfuratum, nomeadamente não dão para ver o "perfurado" nas pétalas e nas folhas, como mostram, por exemplo, as fotos do prestigiado www.flora-on.pt sobre essa variedade. Não me meço com portais como o flora-on, que me permito recomendar, e que têm por base critérios científicos muito exigentes enquanto o meu, como é manifesto, não passa de um passatempo próprio de um curioso apaixonado pelo mundo vegetal. Renovo os meus agradecimentos.Volte sempre. Aos visitantes deste portal apresento as minhas desculpas e lamento se os induzi em erro.Vítor.

    ResponderEliminar