sábado, 22 de outubro de 2011

FRAMBOESAS NOVA COLHEITA


As framboesas nascem nas extremidades das hastes novas. Depois da excelente colheita de Junho passado teríamos de esperar pelo ano próximo ano para uma nova colheita. Parecia-me pouco. 
A 23 de Julho passado, aqui  em "Pequenos frutos amoras e framboesas" anunciava que a partir de Agosto faria o atarraque experimental de alguns lançamentos das framboeseiras, a partir do 10º nó. Esperava provocar a rebentação de novos brotos, em vista de uma segunda colheita. Assim fiz.


Duas a três semanas depois começaram as despontar novos botões um pouco abaixo da linha de corte. Na foto, tirada pelas 3 da tarde, as folhas ligeiramente dobradas evidenciando o "stress" do forte calor do sol.


Nas fotografias os novos lançamentos após o atarraque. As folhas novas são nitidamente mais claras e mais pequenas também. Na segunda e terceira foto vêm-se as secções de corte, nesta ao centro e quase voltada para nós e naquela, também ao centro, voltada para a esquerda.


Continuei regando, limpando, cortando hastes e folhas secas, encaminhando as hastes mais compridas para os apoios e observando e anotando sempre.


Surgiram as flores. Muitas. Um espanto.



E agora os frutos que estão na alimpa, bem próximo do início do processo de maturação. Suportaram as ondas de calor. Mas para os próximos dias foram previstos vento forte, chuvas intensas, trovoadas e granizo e diminuição de temperatura. Chegarão a frutos maduros? De qualquer modo penso que posso desde já concluir pela bondade da escolha. E confesso que a fiz a medo e por isso e por cautela não podei todas as plantas. As plantas não podadas não deram, como era esperado, lançamentos novos nas extremidades e por isso não tiveram novas flores. As podadas, são que se vê! Para o ano irei tentar proceder ao atarraque já de todas as plantas e talvez um pouquinho mais cedo. 


Da primeira colheita do ano. Que bonitas e saborosas!

Sem comentários:

Enviar um comentário