quarta-feira, 12 de outubro de 2011

MACIÇOS DE FLORES EM VASOS ENTERRADOS


Os meses áureos das plantas anuais (aquelas que são semeadas, crescem e morrem no mesmo ano) são junho, julho e agosto, meses da flor por excelência. Nesta altura continuamos a remover as plantas secas ou envelhecidas. E com base na experiência colhida, vamos pensando  nos objectivos para o próximo ano e nos modos de os alcançar.

Temos experiência bastante com a sálvia quer a azul quer a vermelha, a rudbeckia ou margarida amarela, cravos túnicos, zíneas, sempre vivas, cosmos, petúnias, etc, algumas delas representadas nas fotografias de hoje. Temos tido progressivamente melhores resultados. Porém não atingimos ainda a riqueza das manchas de cor dos maciços retratados.


Temos idêntica matéria prima: plantas, solo, estrume quanto baste, sol e água. Há contudo um processo bem simples de composição que ainda não usamos nos maciços e é usado no jardim particular das fotos com os resultados que ficam à vista. Trata-se de replantar em vasos e potes que permitem ensaiar as composições antes de as assentar definitivamente, sendo depois enterrados no solo e aí permanecer ou, convindo, serem substituídos.
 

Vamos então ter de adquirir mais vasos, potes e jardineiras que não devem ter profundidade inferior a 20 cm e o comprimento  até cerca de 3 vezes a profundidade. Faltam-nos os abrigos cobertos onde aquelas plantas permaneceram antes de reposicionadas no jardim, evitando as inclemências do tempo. Não obstante, tentemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário