sexta-feira, 14 de outubro de 2011

LUZ AR OU SEGURANÇA ESTÉTICA HABITADA



Funcional e estética a janela pode contribuir decisivamente para a identidade do prédio. Daí que não deva ser lida isoladamente do edifício onde está inserida. Mas nestas fotos, como é de regra deste sítio, também se pretende salvaguardar o direito de reserva e intimidade dos proprietários e habitantes. É por isso que não se mostra uma perspectiva do prédio onde estão inseridas. Esta abertura foi rasgada ao nível do rés-do-chão, voltada para a rua, logo muito vulnerável. Mas a solução encontrada, intrigante, pesada é certo, trabalho de ferreiro, ainda assim cumpre um conseguido desígnio estético.


Redundante. Tratar-se-à, é possível, de um enxerto esteticamente incompatível com a solução simples anterior.


Notável o tratamento dado à pedra conduzindo a luz e a ventilação e abrindo o ângulo de visão a partir do interior: olhar sem ser visto.


A portada da janela de caixilharia em branco brilhante parece ter sido recolocada com materiais novos ( alumínio lacado?) O aro de pedraria do  enquadramento do vão pedirá para a janela um material diferente, talvez a madeira. As linhas da grade em diagonal cruzam com as linhas verticais e horizontais dos caixilhos, multiplicando a imagem da segurança e reduzindo a da estética. 


Sem comentários:

Enviar um comentário