segunda-feira, 31 de outubro de 2011

FEIJOA SELLOWIANA (GOIABA SERRANA)


Vi este belo arbusto pela primeira vez na Galiza como planta decorativa e fiquei logo muito interessado nele, ainda sem saber sequer da sua identificação.


No início do mês participei com a minha mulher de uma tertúlia de amantes da pintura. No final, os generosos e amigos anfitriões brindaram os convidados, além doutras, com uma fruta exótica  a que chamaram feijoa. Achei deliciosa. Falaram em pormenor das feijoas que tinham na sua horta, afinal a uns dez quilómetros da nossa.


Mas, longe de mim associar aquele fruto à imagem que guardava dos belos arbustos da Galiza. Continuei, por isso, as minhas pesquisas. Até que ontem, finalmente, me deparei por acaso (como tantas vezes acontece) com a feijoa sellowiana. E entre outras coisas também fiquei a saber que há várias dessas plantas aqui pela região e especificamente no meu concelho.


Vou agora diligenciar pela aquisição de uma ou duas dessas plantas e informar-me melhor das condições para o melhor êxito da plantação que há-de acrescer à nossa horta. Voltarei com mais notícias da feijoa.

2 comentários:

  1. Conhecia outras feijoas ou feijocas.
    São em tudo como os feijões, mas o seu tamanho triplica e são muito saborosas na feijoada com carne de porco.

    Gostaria de ter também esta planta.

    ResponderEliminar
  2. A feijoa encontra-se com facilidade em viveiristas. Recomendo pois é um fruto muito saboroso. Não confundir com feijoca.

    ResponderEliminar