quinta-feira, 22 de setembro de 2011

TAREFAS DOS ÚLTIMOS DIAS DE VERÃO


Nestes últimos dias de verão há uma diminuição de actividade na horta e no pomar. Em contrapartida não falta trabalho no jardim. Na horta verdadeiras novidades são apenas as nabiças e nabos e os feijões "da vindima". Aquelas ainda em fase de crescimento têm de ser regadas e limpas de ervas. Faço a rega por aspersão. A limpeza das ervas é trabalho paciente para um dia. E é preciso mantermo-nos sempre disponíveis para remover as infestantes. Os feijoeiros estão algo atrasados, mas têm bom aspecto.


Os talhões de morangueiros também carecem de atenção constante às infestantes. Aí demoro de dois a três dias pois tudo é arrancado à mão. Ainda requerem regas de pé, embora menos frequentes. Os dois melhores talhões ainda produzem fruto em quantidade razoável. Na sequência das podas que executei nas framboeseiras de que dei aqui notícia, surgem agora os primeiros botões nos rebentos novos. Será que chegaremos a uma segunda colheita no ano? 


Os couvais também pedem a erradicação das infestantes, o que venho fazendo por partes. Depois rego-os por aspersão. Estão lindíssimos. Está também na altura de colher as gamboas. São numerosas e graúdas mas algumas vão apodrecendo na árvore. Surpreendentemente as feijocas continuam a dar novas e sempre bonitas flores e novas vagens. Inacreditável!



A água continua dia a dia mais funda. E as temperaturas continuam excessivamente altas. Nas vinhas continua a azáfama das vindimas. Já há quem revolva as terras a tractor preparando-as para as sementeiras de outono.

1 comentário:

  1. Uma vida trabalhosa mas sempre ocupada.
    Perco-me também nestes afazeres diários e ainda outro que são os animais.
    Relativamente aos morangos podemos sempre fazer mondas todas as semanas de modo a evitar as pragas de infestantes.

    ResponderEliminar