segunda-feira, 12 de setembro de 2011

COLHEITAS


Também aqui na aldeia ao nível do cultivo familiar tradicional são cada vez menos os que arriscam cultivar o que quer que seja. O ciclo do milho é muito exigente em recursos humanos e materiais. Exige terras abundantemente estrumadas e regadas. Ora, são cada vez menos os criadores de animais fonte principal dos estrumes. Mesmo a criação de galinhas tende a ser feita com maior recurso às rações industriais do que resulta estrume de inferior qualidade. Os recursos de água também são cada vez mais escassos.


Em fins de abril, princípios de maio, o estrume era espalhado pela terra e seguidamente passava-se a grade. Depois era lançado o grão e novamente se fazia  passar a grade.  Usava-se a força de uma junta de bois. O trabalho é agora executado por tractores que, num ápice  abrem regos e nivelam os solos.


São apenas pessoas idosas que ainda cultivam algum milho. Nesta altura as espigas foram recolhidas, debulhadas e o milho seca nas eiras ao sol quente deste setembro ou recolheu já aos celeiros.


Este ano a maturação das uvas adiantou-se duas semanas relativamente à média dos anos. Consequência do aquecimento global?


 Nas grandes casas as vindimas principiaram nos últimos dias de Julho, tendo em vista a produção de espumante. Não há memória de se ter começado tão cedo.


Já os pequenos produtores só agora começam as vindimas. Nesta altura colhem-se apenas as uvas brancas. Quanto às uvas tintas aguardarão por mais uns dias uma melhor maturação. A previsão do tempo para a próxima semana parece favorável. Aumento das temperaturas máximas e frescura durante as noites. Por vezes, manhãs orvalhadas pelas neblinas.

Sem comentários:

Enviar um comentário