sexta-feira, 30 de setembro de 2011

STRELITZIA REGINAE ( ESTRELÍCIA. AVE DO PARAÍSO )


Esta semana abriu esta flor de estrelícia. Normalmente abrem na primavera e no princípio do verão. Mas neste setembro de temperaturas alarmantemente altas tudo é possível. Também as laranjeiras e as macieiras estão a florir! Que dizer?


Esta planta está num recanto do nosso jardim desde há mais de dez anos. Só recebe sol directo depois do meio da tarde pois tem o edifício da casa em oposição ao sol durante a maior parte do dia. Adaptou-se bem e brinda-nos com esta maravilha de flores.

Trata-se aliás de inflorescência composta de uma bráctea em verde e ás vezes com uns toques de vermelho ou roxo. Esta bráctea sugere um barco. Colocada quase horizontalmente, dela saem durante semanas, sucessivas flores. Estas parecem a crista de uma ave. As pétalas são azul-escuras e as sépalas cor de laranja.

Ficheiro:DirkvdM bananaflower.jpg

Confesso que chego a esquecer-me de cuidar desta planta uma vez que se situa numa zona cujo acesso é a partir da rua e onde vou menos. A minha mulher está mais atenta e não se esquece de regar a estrelícia. Sobretudo deveria oferecer-lhe de tempos a tempos um pouquinho de adubo. A multiplicação faz-se na primavera por divisão dos maciços velhos e excessivamente grandes ou separando uma divisão com algumas folhas e raiz. Planta-se num local abrigado ao sol da primavera. Ao fim de mês e meio deverá ter pegado definitivamente. 
Nota: com excepção desta última que é uma foto de Dirk van der Made, disponibilizada por Wikimedia Commons, todas as demais, como é habitual, são fotografias nossas.

Sem comentários:

Enviar um comentário