quinta-feira, 15 de setembro de 2011

SEGUINDO A FLOR UM DIA NA VIDA DUM HIBISCO


Ainda que não totalmente conseguidas, do que espero me absolvam, estas fotos de uma mesma flor de hibisco foram todas tiradas ontem, dia 14 de setembro de 2011. Em cima, cerca das sete horas da manhã.


cerca das oito horas, desenrolando, mostrando já do aparelho masculino os estames  com filetes (hastes brancas) e anteras (amarelo claro) para o pólen e do feminino o estigma (em amarelo mais escuro). 


e abrindo,


Pelas nove horas. E começa a surgir o interior da corola.


Ainda bocejando,


São dez e trinta. Uma flor completa! Bem visível o androceu, (verticilo reprodutor masculino) cujos estames se mostram unidos num só bloco.  Nos estames são também visíveis os filetes (pequenas hastes brancas) e nas extremidades destes as anteras, porção mais dilatada de cor amarela onde se encontram os grãos de pólen lugar da formação dos gâmetas masculinos. Do gineceu é visível o estigma em amarelo mais claro. Interiormente o estilo liga o estigma ao ovário. Este está disposto interiormente na base para onde parecem convergir as manchas vermelhas e contém os óvulos.


Dezoito horas: as pétalas, que exibem agora claramente a sua estrutura, na sua parte superior voltaram-se para cima, na direcção do androceu tornando a corola menos aberta. Aquele também curvou no sentido ascendente.


Vinte horas: recolhendo a penates.


Vinte horas e trinta: pálpebras pesadas...porque será?

Sem comentários:

Enviar um comentário