sexta-feira, 23 de setembro de 2011

OUTONO


O equinócio do outono dar-se-á hoje às 09:04. Mas, na horta e jardim ainda dominam os tons verdes. Em breve as árvores preparar-se-ão para entrar no período de dormência. Com a diminuição progressiva da exposição solar e das temperaturas, cai a produção da hormona do crescimento e as folhas perderão a clorofila, pigmento verde. Esta absorve a luz vermelha e azul do sol que chega às folhas. A luz reflectida aparece em tons de verde. Na planta a energia da luz transforma-se em energia química. Produz oxigénio e hidratos de carbono. Esta energia permite à planta o crescimento, o florescimento e a produção de sementes. 


Além do verde, outros pigmentos poderão preexistir na folha. A deterioração do verde não os afectam. Surgirão o amarelo, o laranja, o castanho ou o vermelho.  


O endurecimento da base do pecíolo interrompe a alimentação das folhas que acabarão por se desprender e cair. A imagem em cima não é obviamente deste ano. Próximo de casa há uma rua ladeada de plátanos e ainda uma mata também dessas belas árvores. Tocadas pelo vento, as folhas acabam por invadir páteo e jardim em grandes quantidades. Um trabalho extra para as remover. O lado mais positivo é saber-se que acabarão enriquecendo o monte do composto.

O outono numa criação de Malema.

Sem comentários:

Enviar um comentário