terça-feira, 13 de setembro de 2011

ESPIGUEIROS


Nas zonas de grande pluviosidade, o arejamento do cereal e a defesa contra a intrusão de roedores determinou este tipo de solução forte mas bela - manifestação da cultura ancestral do povo do norte atlântico. Destacam-se assento e corpo. Assento que suporta o corpo do espigueiro, com alicerce ou soco, pés e mesa. Corpo: no seu interior se guardam as espigas.
 

De arquitectura funcional, não dispensa elementos decorativos em pedra e madeira. Arte da cantaria, entalhes e, por vezes, pinturas na madeira, exprimem a sacralização do pão i.e. da vida.


Construções complexas em granito e madeira nobre, carregadas de simbolismo, hoje remetidas a figuras de museu, atestam o carácter dos encomendadores e artífices.  Obras dispendiosas para servir o cultivo do milho em regime de minifúndio, feitas para uso de sucessivas gerações, não resistiram (nunca seria possível resistir!) à competição em economia global, ao desempenho  das máquinas debulhadoras e aos preços  baixos possibilitados pelas cultivos em grande escala (EUA, China e Brasil).  

Sem comentários:

Enviar um comentário