domingo, 11 de setembro de 2011

BICHEZAS DO MEU QUINTAL GAFANHOTO


Ontem, ao fim da tarde andava de volta da laranjeira, tesoura em punho cortando os raminhos secos. Fiquei um pouco surpreendido por ver primeiro um depois outro gafanhoto entre a ramagem da laranjeira. Mais surpreendido ainda porque não fugiram logo à minha aproximação, como seria normal. Dei conta que apresentavam diferentes tamanhos e tonalidades. O primeiro mais escuro. O segundo castanho rosado.

Estas bichezas não são bem-vindas aos quintais pois são vorazes e causam estragos nas culturas, por vezes significativos. De acordo com informação navegável, chegam a comer o equivalente a dezasseis vezes o seu próprio peso. O seu corpo é formado por cabeça, tórax e abdómen, três pares de patas, dois pares de asas e duas antenas (neste caso, curtas). Ao longo de cada lado do corpo têm umas aberturas por onde respiram. As patas longas traseiras servem-lhe para pular. As demais para caminhar e segurar as presas. Alguns machos emitem sinais sonoros roçando simultâneamente as patas longas nas asas.

Aqui, o mais escuro dos bichos, também mais largo, é a dama. Estes animais andam geralmente sós e só se aproximam no verão, para acasalar. Diferentemente certas espécies formam imensos bandos de efeitos desastrosos para a agricultura. As tais pragas.


Com as duas patas longas funcionando como uma catapulta conseguem saltos vinte vezes o seu tamanho. As asas permitem-lhes também voar.


A configuração da parte final do abdómen das fêmeas permite-lhes escavar os buracos onde depositam os ovos. Estes darão lugar a larvas, seguindo-se a pulpa e o insecto pequeno.


Para mim não é possível distinguir entre estragos causados por este particular insecto e pelos demais. E afinal também oferecem pasto a aves, ratos, cobras. Os ovos são em parte comidos por larvas de mosca que por sua vez alimentam as aves. As muitas ervas e cereais que comem voltam de novo à terra transformados em nutrientes, tudo contribuindo afinal para o equilíbrio do ambiente. Por tudo (inclusive alguma pieguisse) os deixo seguir em boa paz.

Sem comentários:

Enviar um comentário