terça-feira, 19 de julho de 2011

PEPINOS, ABOBORINHA (COURGETTES), e OÍDIO



Canteiro saudável. Não confundir o branco desta variedade de "courgette" com o esbranquiçado do oídio.

Inicialmente os sinais aparecem nas folhas e têm o aspecto de pequenas manchas arredondadas, esbranquiçadas e pulverulentas. Essas manchas acabam por unir-se
e abranger ambas as páginas. No final toda a planta é atingida. As folhas ficam amareladas, acastanhadas, a fotosíntese torna-se inviável. Definham e acabam por morrer. Tratam-se dos efeitos do oídio, um fungo que é um dos principais inimigos das cucurbitáceas e que é transportado pelo vento.


Efeitos devastadores no viveiro dos pepinos. Sem remédio.
"Courgettes" atacadas fortemente pelo oídio emitem agora novas folhas verdes.
Vou tentar salvá-las.

Fiquei surpreendido com o inesperado desta situação que evoluiu de um modo fulgurante afectando as "courgettes" em plena produção e os viveiros de pepinos.


Nos pepinos transplantados vindos desse viveiro não se notam ainda sinais de oídio (foto acima) excepto nas plantas que usei para substituir as falhas dos primeiros.
Curiosamente surgem  agora nas "courgettes" folhas novas muito verdes no meio de toda aquela folhagem esbranquiçada que estão a crescer rapidamente mas que irão ser afectadas se nada se fizer.




Na aldeia usam-se habitualmente, fungicidas  de contacto, como o enxofre. Parece serem os que oferecem menor risco de resistência. Técnicos do Ministério da Agricultura confirmam a bondade da prática. Haverá alternativa?


6 comentários:

  1. Segundo dizem (vou experimentar no próximo fim semana) pulverizar com cha de cavalinha é excelente para combater o oidio, e pelo menos é natural. vou confirmar a veracidade desta informação. Bem haja! Mto tenho aprendido..e o que me divirto a ver as imagens e a informação. Não tem preço ;-)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário. Por favor, dê notícias dessa experiência.

    ResponderEliminar
  3. Olá, tenho plantio de cabaças ( porongos ) incidência deste fungo apareceu na lavoura, estamos fazendo controle com calda bordalesa, ótimos resultados...aplicação a 2% da solução.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Unknown e muito obrigado pela gentileza da sua ajuda. Parece-me de experimentar a sua proposta. Mas estou convicto que há que fazer prevenção quer aplicando a calda bordalesa que sugere mas, igualmente evitando a rega por aspersão ou qualquer outra modalidade que envolva molhar as folhas. Diz-me a experiência que quando aparecem os primeiros sinais de doença é certo o contágio até ao fim da produção. Vou seguir o seu conselho. Volte sempre e desculpe o atraso na minha resposta. Um abraço, Vítor.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. 1. Encha um pulverizador de jardim com 9 xícaras de água fria. Misture 1 copo de leite desnatado. Se o pulverizador de jardim não estiver disponível, use um borrifador como alternativa.

    2. Cubra a planta inteira -- incluindo debaixo das folhas -- com a mistura de leite desnatado.

    3. Monitore a planta de perto e aplique o tratamento em dias alternados até o oídio não esteja mais presente.

    4. Remova, de maneira regular, paus, folhas e vegetação em decomposição ou morta para manter a área sob a planta livre de detritos. Esses objetos servem de alimento para fungos.

    ResponderEliminar