quinta-feira, 28 de julho de 2011

ESCHSCHOLZIA PAPOILA DA CALIFÓRNIA


É preciso observá-las ao natural e ficar preso a tamanha beleza. Não há fotografia que retrate a real textura aveludada das pétalas. É emblema floral da Califórnia onde goza de protecção especial.


Sobrevive nas bordas (talvez por mais expostas aos raios solares), mais lavadas, pobres e secas. Como se verá hoje nas fotografias, a terra do jardim é de areia. Drena bem a água. Tanto melhor para esta californiana que detesta terrenos ensopados.


Estas papoilas da Califórnia preenchem toda a paleta dos amarelos, mas no nosso jardim além das tonalidades retratadas de amarelo laranja, apenas surgem o branco e este tom rosado. 


Em Setembro recolheremos as sementes contidas numas cápsulas verdes mar, longas e esguias, muito engraçadas, (podem ver-se na foto acima) para em fins de Março ou Abril voltarmos a semear. Mas se nos esquecermos não deixarão de surgir novas papoilas da Califórnia...  Atenção: não gostam de ser transplantadas. Florescem desde o primeiro ano.


Estas plantinhas continuarão a florir até Outubro. Porque são tão fáceis de cultivar e tão delicadas e belas, as recomendo. Em cima, o gato tigre adora jardinar comigo. Que me desloque um metro e logo me segue até ficar de novo mais perto! Aqui parece estar de guarda a uma papoila que nasceu fora do canteiro, praticamente no caminho de terra onde pouca água pode chegar.

1 comentário:

  1. Pensava que na Califórnia se falava em inglês...afinal é numa língua de duende!
    ESCHSCHOLZIA???!
    Dicionário, por favor!!

    ResponderEliminar