quarta-feira, 6 de julho de 2011

PHYSALIS (FISALIS)


Uma flor exótica, uma identidade ainda desconhecida para nós, atraiu esta planta ao nosso jardim. Afinal mostrou adaptar-se muito bem. E no cuidado viemos a descobrir o fruto.   
Ainda as temos envasadas para melhor protecção e acompanhamento. Agora sabemos que as podemos passar para o chão.  Actualmente atingem em vaso cerca de 60 cm de altura mas parece-me que poderão crescer muito mais na terra. Pertencem à família dos tomates (solanáceas).
Os "balões" envolvem os frutos pequenos, redondos, de cor amarela a alaranjada. São comestíveis e usam-se ao natural, nas compotas, doces, em saladas. Na América central e do sul fazem-se cultivos em larga escala para a produção destes frutos que atingem preços exorbitantes.



Segundo o que apurei, há muitas variedades de fisalis, algumas tóxicas! As sementes destas últimas não são revestidas de polpa como o são as comestíveis.
A reprodução faz-se geralmente por sementes.


                                         A flor

As fotografias acima são actuais. Os frutos hão-de tornar-se mais amarelados e estarão maduros no início do outono. Nessa altura voltaremos às fisalis.

3 comentários:

  1. Já tive physalis por dois anos, e por dois anos queimaram com a geada apesar de cobertas. Actualmente ando a estudar a forma de as voltar a plantar ao ar livre.vamos ver.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não é surpresa: muito frio e geadas, cedo acabam com a parte aérea da physalis. Mas quando o tempo adoça a primavera seguinte é certo ressurgirem! E nada fazemos por isso. A natureza previne.
      Não desista! Volte sempre. Obrigado.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar