quarta-feira, 20 de julho de 2011

MORANGOS


A mais recorrente das colheitas. Desde Abril que os morangais vêm oferecendo frutos com abundância, embora partindo do menos doce e mais pequeno até ao presente em que doçura e aromas vão a par com tamanho e quantidade. 


Como já tenho dito, para esta terra arenosa requerem-se regas copiosas de quatro em quatro dias, limpeza frequente das infestantes dos canteiros, limpeza das folhas secas ou excessivas, dos frutos avariados e dos lançamentos para novas plantas (excepto no final da safra quando já tenho em vista obter novas plantas).


Não menos importante é a alteração do local da plantação após 3 ou 4 anos. Nessa altura, preparo os novos talhões para apenas duas curtas carreiras (mais ou menos 2,5 m por 1 m)para ficarem ao alcance da mão, escolho das plantas novas as mais desenvolvidas e faço a covinha de modo a que as raízes não fiquem dobradas. Deixo as plantas intervaladas por uns 60 cm em linha e uns 50 cm entre linhas. Há quem corte as folhas. Não pratico esse método.
No todo o comprimento não há-de ultrapassar os 10 metros para comportarem as redes disponíveis. No início da primavera e antes da florirem faço uma adubação.
Com esta terra arenosa, insisto, não resulta levantar o terreno da implantação. Por isso, planto ao nível geral do solo. Pode plantar-se a partir de meados de Setembro. Aqui, prefiro fazê-lo em Novembro. Lamento não saber identificar a variedade que uso. Comprei inicialmente e bem caros 25 exemplares numa vila vizinha onde eram cultivados e sem saber como acertei em cheio na variedade para as condições deste quintal.

Sem comentários:

Enviar um comentário