terça-feira, 5 de julho de 2011

HORTA JARDIM FORMATIVA


Esta é uma horta/jardim de iniciativa pública, verdadeira manifestação artística com que se pretende educar para o conhecimento audiências tão variadas como as crianças, amantes da natureza ou simplesmente os consumidores em geral. 


Ali ressalta o alinhamento cuidado, limpo e a variedade de espécies vegetais. A vulgar horta à porta espelha um outro modo de cultivar mais espontâneo e menos elaborado. 



Objectivo alcançado: uma horta muito agradável à vista.


Na melhor das hipóteses este cenário ficará na memória dos visitantes como imagem agradável. Nessa medida não diferirá muito do impacto duma apresentação gráfica ou cinematográfica dos mesmos objectos.
Mas a verdadeira horta/jardim é vivência, criação participada, processo, esforço, suor, expectativa, previsão, sucesso e frustação. Tem terra, cheiros e perfumes, estrumes e caldas, sachos e enchadas mais um infinito de seres vivos vegetais e animais em interacção. Sol e chuva, frio e calor, vento e brisa, regas e secas. Tem esforço e dor.  Avidez, contemplação, prazer.
Este projecto responde a necessidades reais da sociedade. Desejamos que venha a tornar-se participado sobretudo pelas crianças e jovens, um "hapening" que no final possa determinar em muitos a iniciativa de tentar restaurar o mundo natural vivo, material e espiritual, comum a todos.


1 comentário: