sábado, 30 de julho de 2011

ALSTROEMERIA


Aqui tem-se dado bem à sombra de uma das tangerineiras mas recolho agora informação   de que preferem o sol pleno. O local é abrigado. O solo, arenoso. Por isso não arriscarei uma transplantação.



Temos de as apoiar em tutores pois de outro modo tombam e quebram. As frágeis hastes vem sofrendo com a preferência dos gatos pelos lugares frescos nestes dias de calor.


Talvez pela demasiada humidade do solo em resultado das regas frequentes, continuam a florir. Na foto ontem tirada, esta planta anuncia uma nova floração.



Prefiro esta cor mais vistosa à das fotografias do topo. O contraste entre os rabiscos pincelados sobre o fundo rosa escuro e em vários tons de  amarelo, em cada pétala, parece mais vivo. E são esses rabiscos que lhe dão a graça.


Em Outubro perdem a folha. Temos de marcar com uma caninha os sítios exactos da sua implantação. A copa da árvore será suficiente para proteger estas plantinhas mas mais avisado será proteger o tufo com um pouco de palha.  As sementes aparecem em cápsulas que é preciso acompanhar para as não perder. A sementeira faz-se no local definitivo em Setembro/Outubro ou em Março/Maio.  

Sem comentários:

Enviar um comentário