sábado, 23 de julho de 2011

PEQUENOS FRUTOS AMORAS e FRAMBOESAS


Estas amoras (ditas amoras-framboesas) foram colhidas ontem. Trata-se do segundo ano a contar da plantação. No primeiro não deram frutos. Mas cresceram rapidamente. No início da primavera apresentavam lançamentos que quando tocavam o solo húmido começavam a prender-se e a dar raízes. Então provoquei esse contacto para aumentar o número de plantas novas. 


Nesta altura o caule com dois anos não cessa de crescer, dá novos lançamentos e flores nos lançamentos antigos que vêm a rematar por frutos deliciosos, ocos como as framboesas e doces mas não enjoativos como são as amoras das silvas á beira dos caminhos. Experimentalmente tenho cortado os lançamentos mais baixos e os que se enovelam com outros mais antigos. Tenho orientado os lançamentos para cima, mas em arco, encaminhando-os através de guias de plástico de modo a que frutifiquem melhor.


Quando tiver mais caules em produção vou ensaiar com vista ao aumento do tamanho dos frutos, eliminando até cerca de metade dos frutos em início de crescimento. Também irei atarracar algumas pontas para obstaculizar tanta produção vegetativa em detrimento da produção de frutos. Na primavera adubei. Com a estiagem também procedo a regas ligeiras.



Já as framboesas parece não quererem repetir a dose oferecida em Junho. Irei atarracar  algumas em Agosto ( a partir do 10º nó) a ver se quererão oferecer uma segunda colheita no Outono.

Sem comentários:

Enviar um comentário