quinta-feira, 7 de julho de 2011

PASSIFLORA


A passiflora é uma trepadeira de flor complexa e vistosa. Sendo originária de regiões tropicais e subtropicais como evidenciam as formas algo exóticas da flor, resiste bem ás geadas e subsiste por largos anos. Aliás, aqui no jardim está sujeita a controlo pois é muito invasiva.
Esta variedade é procurada pela beleza da flor. O arbusto cresce muito rapidamente e é pródigo em flores. O fruto maduro é de pequeno tamanho e de sabor nada agradável. O fruto tem o nome da planta: passiflora.




Distingue-se do maracujazeiro planta da mesma família em que o fruto de cor roxa avermelhada ou amarela, pesando 100 ou mais gramas, é muito apreciado e designa-se por  maracujá. Ambientes óptimos de cultivo são os de temperatura média da ordem dos 26-28 graus e humidade elevada. Mas também se adapta bem a climas temperados. A propagação é feita por sementes.
Nos Açores onde o conheci, o maracujá não atinge o tamanho das regiões quentes mas é muito usado quer em natureza, quer no fabrico de licores.
A polinização natural requer a intervenção de insectos de grande porte. Daí que se recorra igualmente á polinização manual. Quem sabe se um destes dias não tentarei a sementeira do maracujazeiro a partir de um fruto maduro a adquirir no supermercado e deixado a secar?

Sem comentários:

Enviar um comentário