sexta-feira, 5 de setembro de 2014

PELARGONIUM "GRAFFITI PINK" (PELARGÓNIO)


Em plena floração, destacam-se desde logo pela forma e simetria bilateral (zigomorfa) das pétalas. Na foto, em baixo na flor aberta, pode ver-se ao centro o estigma livre, dividido em cinco segmentos, em tons laranja. 


São flores irregulares: as duas pétalas de cima, posteriores, mais estreitas, diferem no tamanho e na forma das três outras de baixo ou anteriores. Ao centro formando dois anéis os estames, dos quais 4 a 7 férteis e, indistintos, os estaminódios que são estames estéreis de tamanho reduzido.


As flores estão dispostas em umbelas. A flor mais antiga situa-se no centro. No plano inferior algumas flores em botão.


Enquanto as pétalas são livres, as bases das sépalas mostram-se fundidas com o pedicelo, formando o hipanto, onde se encontra o tubo do néctar. O ovário é superior e formado por cinco carpelos unidos em torno de um eixo central.


As folhas são pecioladas, inteiras, compostas e pubescentes.

Diferentemente dos gerânios que com os pelargónios partilham a mesma Família das Geraniaceae, esta planta originária da África do Sul é muito friorenta. Daí a necessidade de recolher os vasos de pelargónios antes da entrada do frio. Aquelas, naturais do hemisfério norte, com flores de geometria radial talvez menos sofisticadas mas ainda assim de belo efeito decorativo, são, no entanto, bem rústicas. Talvez por isso, preferidas em muitos balcões e sacadas das habitações da Europa.

Fotos desta semana, no jardim.

Sem comentários:

Enviar um comentário