terça-feira, 9 de setembro de 2014

CERASTIUM TOMENTOSUM (NEVE-no-VERÃO, SNOW in SUMMER, CORBEILLE d´ ARGENT, PEVERINA TORMENTOSA, CANASTILLA de PLATA)


Estas plantas rasteiras de folhagem persistente, recobertas de pêlos muito finos e acinzentados, pertencem à Família das Caryophyllaceae e são óptimas como tapizantes ou em maciços. São uma alternativa ecológica aos relvados, verdadeiros sumidouros de água e fertilizantes e muito exigentes nos cortes e no controlo de ervas daninhas. A desvantagem comparativa é que não dão para o pisoteio. 


No jardim escolhemos um lugar seco e pedregoso onde  também instalámos várias espécies de cactos. Curiosamente adaptaram-se bem ao solo arenoso e bem drenado e persistem desde há muitos anos na mesma área. Atenção: se as queremos ver bonitas não lhes faltemos com a rega semanal, sem encharcar.


Em floração no inverno e primavera, as flores brancas, estreladas de 5 pétalas, sobressaem da folhagem que parece reerguer-se. 


Multiplicação por semente. Semear no fim da primavera, para replantar na primavera seguinte nos locais definitivos. Ou aproveitar as plantas nascidas espontâneamente das sementes ou dividir os tufos. Para bem pegarem é conveniente regar com mais frequência e uma vez pegadas, reduzir.  

Fotos de Maio no jardim.

Sem comentários:

Enviar um comentário