sexta-feira, 19 de setembro de 2014

CHLOROPHYTUM COMOSUM (CLORÓFITO, PLANTA-ARANHA, SPIDER PLANT, PLANTE-ARAIGNÉE, CINTA)


Já foi mais popular, que isto da jardinagem obedece também a modas sugeridas pelos grandes mercados internacionais de produção de plantas. Originária da África do Sul, teme os frios e em particular as geadas. 


Agradável surpresa foi poder admirá-la em Julho, num recanto de jardim de urbanização em Coimbra. Tufos de folhas verde-claras, simples, inteiras, arqueadas, lineares, com bandas longitudinais brancas ou verde ainda mais claro ao centro. De entre as folhas partem pedúnculos em amarelo-claro que podem alcançar cerca de um metro de comprimento. Entre Junho e Setembro e na parte terminal dos pedúnculos surgirão cachos de flores brancas de 6 pétalas. À medida da queda das pétalas, vai-se operando uma modificação das brácteas florais em vegetativas que, no final, poderão com o peso fazer pender a haste e vir a emitir raízes ou uma nova plântula. Naquele caso, em contacto com o solo, mergulham na terra e acabarão vivendo autonomamente como novas plantas. Também se pode facilmente obter a multiplicação por divisão dos tufos.


No entanto, este clorófito "comosum" pode ser mantido com vantagem em vaso como planta de interior, que pode ficar pendente. São-lhe atribuídas a capacidade de purificar o ar. Haverá que reservar-lhe um lugar muito bem iluminado tendo o cuidado de não a sujeitar ao sol quente do Verão. 


Sem comentários:

Enviar um comentário