Planta herbácea anual ou bianual, da Família das Gentianaceae, de pequeno porte e forma arredondada, de belo efeito decorativo, recomendada para vaso quer no exterior quer no interior ou para bordas ou manchas de jardim. A altura vai até aos 25 cm.
As pétalas são aqui brancas mas há igualmente disponíveis no mercado em cor-de-rosa, lilás, púrpura e azul-escuro.
Floração entre primavera e outono, mais forte no verão. Flores estreladas de 5 pétalas, com 5 estames em amarelo-brilhante ao centro e levemente perfumadas, sobretudo à noite. Destaque para o troço final do estilete que faz apontar o estigma para a esquerda.
Demos-lhe um solo rico e não descuremos as regas mas sem encharcar. Preferem uma exposição moderada ao sol com alguma sombra e um ambiente rico em humidade. Daí que, em vaso no interior, uma hipótese viável poderá ser a do quarto de banho.
As pequenas folhas verdes, levemente carnudas, são de forma oval e as nervuras acentuam-lhes a forma.
Para multiplicação, poderá recolher as sementes quando maduras e semear na primavera. Quando a planta adquire porte suficiente também se pode tentar a multiplicação por estaquia. No entanto pode adquiri-la ainda hoje nas casas da especialidade por um preço à volta dos dois euros, com vaso e tudo.
Fotos de ontem, no jardim.
Sem comentários:
Enviar um comentário