quarta-feira, 13 de março de 2013

FREESIA X hybrida (FRÉSIA)


A frésia é aqui tipicamente uma planta de floração primaveril mas há outras que florescem no final do verão, princípios do outono. Os seus bolbilhos, modalidade de  cormos de pequenas dimensões, órgãos subterrâneos de reserva e de reprodução, funcionalmente semelhantes a rizomas, asseguram a sobrevivência da planta durante os meses de verão e de inverno. Nesses períodos repousam. Quando as condições voltam a ser-lhe favoráveis são ainda esses órgãos que a sustentam.


A flor da frésia apresenta um perfume delicado. No entanto não é fácil encontrar no mercado de perfumes uma essência ou sequer uma nota de frésia, talvez por não ser de fácil extracção.  Com as chuvas dos últimos dias aquele odor adocicado anda um  tanto arredado. 



As inflorescências são de tipo cimoso e as flores dispõem-se em espigas unilaterais de belo efeito. As corolas são campanuladas de cor branca, amarela, rosa, azul ou violeta.


As nossas frésias crescem entre 20 a 40 cm de altura. As folhas são basais, alongadas, verdes, semelhantes às das ervas. Agrupam-se em vistosas colónias e no tempo seco são muito procuradas por insectos.
 
Porque são uma mancha de frescura e de beleza e não exigem qualquer especial cuidado, as recomendo vivamente. 

Fotos de março de 2013, no jardim.

1 comentário: