domingo, 3 de março de 2013

VERONICA PERSICA (VERÓNICA-DA-PÉRSIA)


Herbácea anual ou bianual é actualmente uma das infestantes em maior número na zona de repouso do quintal. Mas são ainda numerosas na parte cultivada com tremocilha onde têm um efeito bastante pernicioso pois procuram envolvê-la e abafá-la cobrindo o solo com uma malha apertada que mantém o ambiente demasiado húmido por todo o dia e onde não posso acudir, desde logo pelo tamanho da área.  Fora disso e sobretudo nos canteiros, consigo controlar o seu avanço arrancando-as á mão.
 
 

.As folhas são ovadas a lanceoladas ou orbiculares e têm margem serrada. Abundantes pelos em ambas as faces, bem como ao longo das hastes. Com as sucessivas geadas a planta torna-se efémera. Talvez por isso, apresse a maturidade em vista da multiplicação.
 

Flor azul, por vezes púrpura, branca ao centro donde irradiam traços finos mais escuros.Na foto vemos dois estames (parte masculina) e no meio, mais alto, o estilete e estigma (parte feminina). Ambos mais curtos do que a corola.


Os caules longos, muito tenros e finos, saem da axila das folhas, tomando uma posição prostrada, apoiando-se nas herbáceas vizinhas e no solo aproveitando então para lançar novas raízes a partir dos nós.  Alcança 10 a 40 cm de comprimento.
 

As flores são solitárias e fecham em dias nublados ou escuros. Quatro, o número de pétalas, sépalas e tépalas. A corola tem 8 mm de diâmetro.

As fotos, muito ampliadas, são de janeiro e fevereiro de 2013, no quintal. 

Sem comentários:

Enviar um comentário