quinta-feira, 7 de março de 2013

GERANIUM MOLLE (BICO-DE-POMBA-MENOR)


Os gerânios selvagens aproveitam a disponibilidade de azoto no quintal para se lançarem em forte competição por um pedaço de solo livre. No fundo até lhe convirá a vizinhança apertada de outras herbáceas na medida em que contribuem para formar aquela sombra húmida que tanto apreciam. Nos solos argilo-calcários da várzea próxima são omnipresentes. Mas não desdenham qualquer outro tipo de solo...  
 

O geranium veste-se de abundantes pelos que cobrem não só as sépalas como se distribuem  ao longo das hastes finas que sustentam, cada uma, duas flores com os respectivos pedúnculos. 


Embora pequena (corola com 8 a 12 mm de diâmetro) e discreta, a flor de cinco pétalas em rosa-púrpura, que de longe parecem dez pelo recorte em cada uma delas, faz-se notar por entre a mancha verde que recobre a terra. Cada pétala mede apenas 3 a 5 mm de comprimento.
Bem visíveis os dez estames com as respectivas anteras a azul escuro na foto. Ao centro o estigma bem aberto.

 
As folhas têm a forma de rins, sendo que as superiores são bem mais largas do que as flores e apresentam 5 a 7 lóbulos de fundo recorte, por sua vez divididos em novos segmentos. Ao nível inferior formam uma roseta basal.

Fotos de 27 de fevereiro de 2013, no quintal.

Sem comentários:

Enviar um comentário