sábado, 23 de março de 2013

BORAGO OFFICINALIS (BORRAGEM)


Desde muito cedo conheci a borragem. No quintal contíguo ao recreio interior da escola, o nosso professor muito empenhado na apicultura, cultivava a planta  a pequena distância de colmeias e cortiços. Conflitos de vizinhança, uns acidentais, provocados muitos outros, envolviam não raro crianças e abelhas, com os resultados que se adivinham. 
 

Não conheço flor mais visitada por abelhas. No entanto, não é perfumada. Esta herbácea está agora em flor e assim continuará pelo menos até perto do verão. 

Na várzea próxima onde as fotografei, é uma planta relativamente comum e não cultivada, onde alcança 75 cm de altura.
 

A corola é estrelada. Geralmente posiciona-se voltada para baixo. A flor é azul brilhante, mistura de índigo, com miríades de pontinhos brancos. Ao centro, uma forma colunar em branco de onde sobressaem os cinco estames com anteras em cone de cor púrpura muito escura ou preta. As pétalas em número de cinco são fundidas na base. Os pedúnculos das flores estão alternadamente inseridos no eixo principal.
 
As sépalas também em número de cinco são livres, estreitas e de cor avermelhada que contrasta singularmente com o azul das pétalas. Ver na foto acima.


A borragem está ornada de pequenas agulhas (1 a 3 mm) que evocam os ferrões de certas polinizadoras aladas que as visitam incessantemente.
 
Fotos de 21 de março de 2013, na várzea.

Sem comentários:

Enviar um comentário