domingo, 17 de março de 2013

LAMIUM AMPLEXICAULE (LÂMIO)

 
Os lâmios (família lamiaceae) voltaram em força ao quintal. É mais uma planta herbácea anual, não semeada, de crescimento rápido atingindo os 10 a 30 cm de comprimento e que aqui se instalou  definitivamente vinda sei lá de onde. Dá nas vistas desde que surgem os pequenos botões em vermelho púrpura, mais nítidos na foto seguinte, que hão-de resolver-se em flores da mesma cor mais evidentes pelo tamanho e pela complexidade da sua organização externa.



O cálice tubular-campanulado e longo, mais parece o pescoço de uma girafa!


O lábio superior apresenta-se como uma espécie de capacete, pubescente no exterior, uma lanugem densa quase invisível a olho nu que lhe dá uma nota mais carregada de cor púrpura. 
O lábio inferior é mais comprido e manifesto que o superior, nas cores branca, rosada ou púrpura rosada, de manchas em tom mais escuro e com lóbulos laterais arredondados.   


Aqui podem ver-se, bem erguidas, as anteras cobertas de pólen em tom alaranjado. A planta é melífera e as flores abrindo tão cedo no ano, dão um contributo muito válido para o sustento dos insectos numa época em que as flores não abundam.
 
Fotos de março de 2013, no quintal.

Sem comentários:

Enviar um comentário