segunda-feira, 11 de março de 2013

ESCHSCHOLZIA CALIFORNICA (PAPOILA-DA-CALIFÓRNIA)

 
As temperaturas do ar têm continuado muito amenas para a época. Já as chuvas voltaram ao modo de fevereiradas. E assim, normalmente e nesta altura do ano, muitas plantas estariam em vias de recuperar dos efeitos das geadas ou apresentariam já o aspecto irremediável da finitude.
 
 
Papoilas-da-Califórnia com a folhagem e caules inteiros e saudáveis e floridas nesta altura do ano? Nem pensar: o tempo normal da floração não será entre maio e outubro?
 
 
Atenção: por ora, são apenas algumas. Ainda assim, nestes primeiros dias de março, um espanto!
 

Como se vê, apresentam algumas manchas e pontuados escuros, consequência do impacto directo das chuvas e do granizo e da terra dividida e logo projectada pelo vento forte. A cor das quatro pétalas, normalmente mais escura ao centro e mais clara na periferia, mostra-se algo desmaiada em toda a extensão. Faltam-lhes aqueles tons brilhantes e sedosos do laranja, amarelo ou do branco-creme que só a luz e o calor dos dias mais longos hão-de trazer. Em contrapartida, talvez seja maior o relevo dos numerosos estames, de filetes curtos e anteras longas. Ao centro na foto, o estigma elevando-se acima dos estames.

Voltaremos a estas papoilas.

Fotos de março de 2013, no jardim.

Sem comentários:

Enviar um comentário