quinta-feira, 4 de agosto de 2011

HOSTA PLANTAGINEA (HOSTA, LÍRIO de AGOSTO)


A hosta é preferida por possibilitar belos efeitos com a combinação e disposição das folhas, consoante a variedade. Nesta, (h. plantaginea) as folhas novas surgem mesmo Agosto adentro, permitindo substituir as envelhecidas naturalmente ou pelos impiedosos ataques de lesmas e caracóis que por elas têm uma manifesta preferência. São enormes, vistosas, nervuras destacadas, de verde carregado. Mas também há variedades de folhas de verde prateado ou combinando o verde do interior com o amarelo das bordas. 


Esta variedade vale sobretudo pela forma (lembra a flor de lis) e fragância da flor. A flor é de um branco imaculado. O seu perfume tem um toque de mel. Nenhuma outra variedade de hosta oferece uma flor deste tamanho e perfume e que floresça também no verão (outras variedades apenas florescem na primavera e as suas flores são de tamanho mais discreto).

As hostas gostam de jardins frescos à sombra ou meia sombra.


Em nossa casa acresce-lhes um especial valor simbólico porque aqui chegaram trazidas pela via do afecto materno.

1 comentário:

  1. As a leading provider of building blocks, synthetic intermediates, and custom synthesis, BOC Sciences is committed to supplying cost-effective products and services, Kaempferol-7-O-glucoside

    ResponderEliminar