terça-feira, 30 de agosto de 2011

MAGNÓLIA, FLOR BRANCA


Das nossas magnólias a arbustiva dá flores na primavera. Pequenas como ela e rosadas, frescas.Temos ainda outra que era suposto ver-se já como uma árvore que promete vir a ser, pois já tem uns anos de jardim, mas o seu crescimento tem sido muito lento e de tal modo que ainda não nos mostrou as suas flores. Parece-me que a natureza arenosa do solo não lhe é favorável. De qualquer modo está de há uns tempos a esta parte mais vigorosa que nunca - adaptação ultrapassada? Por certo, não há-de desiludir-nos.


No jardim da escola que frequentei em Lisboa também havia magnólias. Espero que ainda estejam de boa saúde. Mas essas floriam em Junho. Chamavam-lhes as "árvores dos exames" por justamente florirem no início da primeira época de exames. Passadas décadas, a associação que faço ainda é tão forte que sempre que as vejo florirem me interrogo se estou preparado para passar as duras provas. Provas? Imaginação, apenas!

Bem reais, estas belíssimas e perfumadas flores não duram mais do que um dia. Mas ainda que de uma hora apenas se tratasse vale bem a pena existirem. Todas estas fotos são de outra magnólia do jardim da minha cunhada Arlete e do meu irmão, tiradas no domingo passado. Como se vê estão agora a dar flor e que flores!

Quem pode passar indiferente a tanta beleza?


Caídas as pétalas, o fruto.

Sem comentários:

Enviar um comentário