sexta-feira, 5 de agosto de 2011

SPATHIPHYLLUM (ESPATIFILO, LÍRIO DA PAZ)


Ainda flores brancas. Os espatifilos (Spathiphyllum) são basicamente plantas de interior. Os nossos estão em vaso e dão-se bem na sala onde não recebem o sol directo mas têm luminosidade bastante. Excepcionalmente, também temos outro à sombra de uma das laranjeiras onde aparentemente não se dá mal...


 As folhas são brilhantes. As flores pequenas agrupam-se numa espécie de espiga, formando uma inflorescência protegida por uma espata branca parecida com a do jarro. Os ingleses chamam-lhe "White sails" (vela branca). Têm alguma semelhança com a flor do antúrio. Na foto a espata apresenta os primeiros sinais de declíneo manifestados por uma leve tonalidade verde a manchar o branco em fundo.


No verão convém ser regado duas vezes por semana. Mas deixe que a terra seque antes de regar outra vez. Pode pulverizar as folhas e se for caso disso limpá-las suavemente com um pano húmido. No inverno deve deixar-se repousar, sem necessidade de rega e  evitando-lhe ambientes demasiado frios. Nada porém como a observação regular das folhas: folhas murchas quase sempre significam sede. Porém, atenção, rega em excesso chama fungos que também fazem emurchecer as folhas e pode causar a morte da planta. Entre primavera e verão ela agradece um tudo nada de adubo, de mês a mês. Já agora, excesso de adubo manifesta-se logo por queima dos bordos das folhas. A planta cresce rapidamente e daí a necessidade de a mudar na primavera para um vaso maior.

Sem comentários:

Enviar um comentário