sábado, 27 de agosto de 2011

COLHEITA DO DIA


De maçãs Bravo de Esmolfe (malus domestica Bokh).

A árvore foi plantada no quintal em 2008. Um ano depois tive de a mudar, operação arriscada, mas correu bem como se vê. Estamos longe da Beira Alta, região natural desta variedade.  Mas nem por isso estes frutos desmerecem pois embora ainda poucos, apresentam-se de bom calibre e são de excelente sabor.


Aqui em fase de crescimento, os frutos levemente rosados.


Desta pereira da mesma época da macieira, colhemos por junto dois frutos, aliás muito saborosos, durinhos e suculentos. Proponho-me melhorar o solo, pois este por ser arenoso não lhes é propício.


Tenho canteiros de morangos em quatro sítios diferentes mas só um continua a produzir em quantidade e qualidade. A variedade é a mesma. Estão em final de produção. Mas ainda brotam flores novas! Estas últimas chuvas trouxeram alguma podridão. Houve que retirar imediatamente os frutos afectados e persistir com os trabalhos de limpeza. Agora vou deixar enraizar os lançamentos. Lá para os fins de setembro farei as primeiras transplantações. Depois retomarei em Novembro. Não quero fazer todas as mudas na mesma ocasião uma vez que não estou seguro da melhor época para o fazer. 

Sem comentários:

Enviar um comentário