sábado, 6 de agosto de 2011

COSMOS


Haverá jardim ao pé da porta sem cosmos? Os cosmos são de facto das mais fáceis culturas de jardim. Mesmo em solos pobres e quentes oferece-nos no verão, simples mas vistosas flores. É certo que não duram muito. Ainda assim também ajudam a compor uma jarra.



São semeados na primavera depois das últimas geadas em  local definitivo, de preferência exposto ao sol. As sementes, fáceis de recolher ficam com uma ligeira camada de terra. Se se esquecer de recolher as sementes, descanse: para o ano voltarão com a sementeira feita pela própria planta, pelo vento e pela passarada.


Pode-se dispor de uma grande possibilidade de cores e de tons. Por isso, combinam muito bem em maciços por exemplo de cravos túnicos ou zíneas. Iremos colocá-los em fundo pois crescem mais alto do que aquelas plantas. O intervalo entre os cosmos não deve ser inferior a 20 cm. Se necessário interviremos com a repicagem em tempo oportuno.


Não empapar o solo com regas. As aplicações de fertilizantes há-de ser moderada. A fertilização em excesso resulta na melhor das hipóteses  em investimento nas folhas ...

Sem comentários:

Enviar um comentário