terça-feira, 24 de maio de 2011

FEIJOCAS


As feijocas dão muitíssimas e magníficas flores que permanecem abertas por muito tempo. Crescem, crescem e tanto, que há que contar com o reforço dos suportes. Contamos que no final possamos deliciar-nos com as gostosas e belíssimas feijocas, brancas ou azuladas não esquecendo de guardar algumas das melhores para semente.
Nos anos anteriores tive alguns problemas com a antracnose do feijoeiro. Por isso, este ano pulverisei preventivamente os feijoeiros contra a antracnose. E aproveitei a calda preparada para o míldio da batateira que é a mesma recomendada para aquele mal do feijoeiro, bem como a dose. Na foto acima vêem-se as folhas da feijoca pulverizadas recentemente apenas com o produto contra a antracnose.
Desta vez, os feijoeiros apresentavam-se atacados pelo piolho (afídeos). O insecticida recomendado para o combate do escaravelho da batateira é o mesmo para os afídeos do feijoeiro e a dose a mesma. Por isso, na passada sexta feira apliquei nos feijoeiros a mesma calda usada no batatal para o míldio e o escaravelho, verificando previamente que eram compatíveis e respeitando as proporções indicadas.
Porém, as feijocas ao contrário de todos os demais feijoeiros, reagiram mal. Algumas das folhas das feijocas mostram-se agora com menor vigor, tristes. Os demais feijoeiros quer os de trepar, quer os rasteiros continuam viçosos.
Que fazer? Fico apreensivo, pois resta-me aguardar a evolução do processo. Prevendo-se para hoje e amanhã um aumento da temperatura, procedi ontem à rega dos feijoeiros. Veremos se a feijoca reaje positivamente à rega.

3 comentários:

  1. eu gostava de encontrar sementes de feijoca podiame diser a onde eu posso encontrar muito obrigado

    ResponderEliminar
  2. conforme a zona mas por aqui encontra-se facilmente em qualquer cooperativa agricola nao sei se ajudei mas tentei

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo comentário. Claro que ajudou e é sempre bom trocar impressões com interessados praticantes destas coisas. De facto tenho vindo a encontrar feijoca á venda na cooperativa e ultimamente também no comércio de retalho de sementes nas feiras e estabelecimentos do ramo. Também trouxe feijoca branca da Galiza que experimentei semear com sucesso. Este ano ainda não semeei feijocas. Para variar tenho vindo a lançar sementes de feijão rasteiro aconselhadas e depois oferecidas por um amigo agricultor depois de saborearmos juntos uma magnífica feijoada feita pela minha mulher.
    Esclareço que, na altura respondi ao Sr Medeiros.
    Boas colheitas. Volte sempre. Vítor.

    ResponderEliminar