quarta-feira, 25 de maio de 2011

COBRAS NO QUINTAL


As redes de cobertura dos morangais já têm apanhado melros e passarinhos vários. Entram atraídos pelos frutos maduros e depois não conseguem sair. Sou eu que, de bom grado os safo daquela ingrata e perigosa situação. Apenas uma vez, após um fim de semana muito quente, encontrei um passarinho já morto, certamente de sede.
Ontem, dia de calor intenso, ao final da tarde fui colher morangos no limite sul do quintal. Ouvi soprar e logo vi, a cerca de um metro, uma cobra assustada enrolada na rede.  Quanto mais tentava desembaraçá-la mais ela se enrolava vigorosamente na rede. Conseguia erguer a cabeça voltando-a para mim e com a secção ainda livre lançava-a na minha direcção a ver se me assustava e a deixava em paz.
Finalmente, com a preciosa ajuda do meu filho e da tesoura de jardim (de cabo longo!) fui cortando a rede aqui e ali até libertar o bicho. Lá seguiu em alta velocidade á sua vida.
Consultei livros. Tenho pena mas não consegui identificar a espécie. É que, por razões óbvias não quis tirar fotografias de muito perto ... E assim em nenhuma das várias que tirei  consigo ler os detalhes que as distinguem. Sabia da existência no quintal destas bichezas não porque já antes as tivesse visto, mas porque várias vezes em verões anteriores me deparei com os respectivos "casacos" (todo o tubo de pele) abandonados ...
E pronto: uma rede que ficou reduzida a pouco. E a satisfação por ter conseguido safar de uma morte certa um bicho geralmente odiado que se limita a viver a sua vidinha sem prejudicar nada nem ninguém, além dos ratos. 

1 comentário: