sábado, 21 de maio de 2011

ESCARAVELHO DA BATATEIRA


Já há mais de uma semana que o batatal da Bila a escassos metros do meu, foi fortemente atacado pelo escaravelho. O animal dito da batata é mais propriamente atreito à folha da batateira que come até aos 100%, se o deixarmos, afectando drasticamente o processo da fotossíntese.
Aplicou-lhe, então, um insecticida de contacto e ingestão conjuntamente com o fungicida anti-míldio. Mas  o ataque,  embora já não tão forte, persiste ainda.
Ao longo destes dias, com as orelhas a arder, venho observando ambos os batatais mas no meu nada. Estas dispensáveis bichezas desprezando olimpicamente os meus talhões: não gostam desta variedade? Que maravilha! 
Surpreendentemente ou talvez não, (a sorte não pode durar sempre) hoje já detectei alguns, muito entretidos roendo entusiasticamente as folhas das minhas estimadas plantas.
Dado o tempo húmido dos últimos dias, as temperaturas altas durante o dia, as noites frescas e a brisa da tarde e noite, estão reunidas todas as condições para o aparecimento do míldio. E não convindo dar vantagem ao bandido, voltei hoje a "sulfatar" incluindo também na calda o tal insecticida a ele dedicado. Amor com amor se paga.
É certo  que o batatal já não apresenta o esplendor de antes da ventania de há uma semana. Mesmo assim, continuo esperançado numa boa colheita. Oxalá!

Sem comentários:

Enviar um comentário