quinta-feira, 26 de maio de 2011

ERVILHAS


Ervilhas de grão já colhidas e  em parte consumidas. As sobrantes foram congeladas. Estamos agora a colher as ervilhas de quebrar. Apesar de algumas regas ligeiras que apreciam, acusam os efeitos destes dias de sol muito intenso. Por isso vamos concluir a colheita e fechar a estação das ervilhas deste ano.
Para o ano vou espaçar ainda mais o intervalo entre linhas (para 0,70 m), tanto mais que disponho de espaço.  Espero fazer a primeira sementeira mais cedo, isto é, nos princípios de Outubro (o ano passado semeei a primeira nos últimos dias de Outubro - ervilha de grão associada com a sementeira da fava). Para isso, também conto preparar a terra mais cedo. Se houver um falhanço ainda poderei fazer nova sementeira. Mas não vou repetir as sementeiras associadas de fava e ervilha. Prefiro agora apoiar as ervilheiras em estacas em vez de usar as faveiras. Tentarei semear umas e outras no lugar mais abrigado dos ventos. O que não é assim tão fácil de encontrar.
Este ano também semeei ervilhas de quebrar em 9 de Março, com um resultado fraco e um mês depois semeei novas  ervilhas de quebrar com a boa colheita em curso.  A semente destas últimas vinha embalada em saquetas fechadas. As demais comprei a granel, embora me garantissem estarem tratadas. Pelo menos eram coloridas... Conclusão: as sementes das saquetas fechadas, mais caras, parecem-me também mais fiáveis. Será assim? 

3 comentários:

  1. Olá
    Quando é que as ervilhas de quebrar estão «prontas» para serem colhidas?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Pois o objectivo é colher as vagens bem frescas, nem murchas nem secas, os grãos bem pequenos e ainda não maduros, a casca sem vestígios de amarelecimento (a cor da casca deve ser verde-clara a verde-carregado e uniforme e não verde-amarelado.) Vagem chata, plana.
      Obrigado pela visita. Volte sempre.

      Eliminar
  2. Olá
    Obrigado pela respota e...sim, voltarei a espreitar o blog.
    Cumprs e boas culturas

    ResponderEliminar