sábado, 10 de maio de 2014

CRATAEGUS LAEVIGATA "CRIMSON CLOUD" e "PAUL,S SCARLET", (PILRITEIRO-CRATEGO, HAWTHORN, AUBÉPINE, ESPINO NAVARRO)


Ainda do mesmo jardim público de que fiz menção esta semana, outro exemplar também da Família das Rosáceas, de flores simples de 5 pétalas em vermelho vivo, brancas ao centro, estames bem destacados. Estão agora no auge.   


Vê-se que houve aqui muito trabalho de jardineiro que conduziu grandes arbustos a árvores, através de podas que aparentemente não fizeram grande dano. Aqui, são árvores de 4 a 6 metros de altura bem adaptadas ao frio e pouco exigentes quanto à qualidade do solo. 


A C. laevigata é mais comum como arbusto ou árvore decorativa na subespécie "Paul,s scarlet" de pétalas dobradas (2ª e 4ª fotos).  Mas, pese embora a complexidade das corolas, parece-me que as flores não são mais vistosas do que as da C. laevigata "crimson cloud" das 1ª e 3ª fotos. 


Mais de perto, inflorescências de 5 flores da C. L. "Paul,s scarlet". 


Ainda a C.Laevigata "Paul,s scarlet": pormenores das inflorescências cimosas ( a flor terminal do eixo principal é a primeira a abrir-se). Tipo umbeliforme com pedicelos longos nascidos do extremo do pedúnculo.


Folhagem caduca muito decorativa, também. No outono torna-se amarelo-alaranjada. Frutos de Setembro a Outubro, em forma de drupas de cor vermelha brilhante. Na 1ª foto sobre o canto inferior direito pode ver-se um fruto seco do ano anterior. Na foto que antecede, ramos jovens em verde-claro. Folhas de 3 a 5 lóbulos mais ou menos profundos (não atingindo a nervura central).

Flores de Maio de 2014.

1 comentário: