domingo, 18 de maio de 2014

TRAGOPOGON PORRIFOLIUS (BARBA-de-BODE, SALSIFY, OYSTER PLANT, SALSIFIS à FEUILLES de POIREAU, BARBA di BECCO)


A água corre ainda abundante pela Vala do Moinho alimentada pelo Nascente e o leito menos fundo das regueiras mantém-se húmido. A cerca de 3 metros das margens, o poço preserva abundantes reservas de que o proprietário da pequena leira, formidável lutador naturalmente exaurido pela idade, consumido pela solidão da inesperada viuvez, desistiu.


No solo argiloso agora inculto mas ainda gordo das estrumações e adubações e fresco por semanas a fio de chuvas, cresceram as ervas que de tão altas nos passam dos joelhos. 


Junto à parede do poço, eleva-se uma singular asterácea ou composta, de recorte fino e estilizado. Inflorescências em capítulos isolados de flores em lilás ou púrpura-avermelhado, com o seu disco central e lígulas na periferia. Abrem de manhã e fecham à tarde. Saindo do invólucro vêem-se na foto brácteas soldadas mais longas do que as pétalas.


Após a floração, os invólucros de forma campanulada fecham. Abrirão de novo quando maduros mostrando as cabeças de frutos secos (aquénios), terminados por um papilho plumoso, semelhante aos dos dentes-de-leão (Aqui as crianças chamam-lhes "o teu pai é careca ou peludo?" porque quando soprados os pelos ou sedas deixam uma superfície semelhante a uma cabeça careca). 


Caule erecto, sem ramos, com cerca de 1 metro de altura, folhas ao longo do caule, finas, longas, pontiagudas no topo, mais largas na base, semelhantes às das ervas. A raíz tem semelhanças com a das cenouras. Franceses e italianos sabem usar a T.p. subsp porrifolius na culinária. A planta é bi-anual. No primeiro ano desenvolve-se vegetativamente (folhas, caule e raíz, no segundo dá flores e vem a morrer.

Fotos da manhã de 16 de Maio de 2014, no indomável Freixal, limite da aldeia.
Nota: a comentar a 1ª foto escrevi "o" Nascente e não "a" Nascente, porque é assim que aqui designamos o sítio. Poderíamos ainda ser fieis ao modo particular da aldeia dizendo "a" nascente "do" ou "no" Nascente.

Sem comentários:

Enviar um comentário