segunda-feira, 26 de maio de 2014

GERANIUM PURPUREUM (ERVA-de-SÃO ROBERTO, HERB ROBERT, GÉRANIUM POURPRÉ, HIERBA de SAN ROBERTO)


Velhos muros de pedra natural solta ou ligados por argamassa de que apenas são visíveis os estreitos fios de uma tessitura irregular, nunca me deixam indiferente. Com o acumular das finas poeiras, a humidade, a condutibilidade térmica dos materiais, as inevitáveis fendas e o trabalho acumulado de aves, répteis, moluscos, roedores e quejandos e os seus resultados, nomeadamente dejectos, vão-se formando nichos apropriados ao revestimento vegetal.


Já aqui tenho trazido algumas imagens desse revestimento em ambiente tão crítico e até da erva-roberta em particular que, como se vê, continua a seduzir-me. 


Aqui uma folha finamente recortada, voltada a nascente. Na foto que antecede muda a cor e a perspectiva. Página superior na de cor verde e inferior na vermelha. 


Caules (de secção redonda) e folhas, têm tendência a enrubescer. 

Voltando à primeira foto: pedúnculo longo e peludo a suportar as flores cor-de-rosa e branco de 5 pétalas, 5 sépalas livres, ovais, mais curtas do que a corola e 10 estames. Anteras em amarelo. O fruto é uma cápsula a partir de 5 carpelos globosos, soldados, terminando em bico longo.

Com excepção da última (tirada no quintal - muro de calcário) as fotos (Maio de 2014)são de um muro em granito, na Beira-Alta.

Sem comentários:

Enviar um comentário