quinta-feira, 8 de maio de 2014

SORBUS AUCUPARIA L. (TRAMAZEIRA, ROWAN, SORBIER des OISEAUX, SORBO degli UCCELLATORI, EBERESCHE)


Fiquei agradavelmente surpreendido com esta árvore agora em plena floração e que encontrei num jardim público do interior da Beira-Alta.   


Inflorescências em corimbos, flores de 5 pétalas brancas, muitos estames (típico das rosaceae) e anteras de cor creme.  


Folhas compostas com margem serrada, de 5 pares de folíolos, acrescidos de uma unidade na ponta. Folhagem caduca, verde no verão, amarelo-laranja no outono. Tronco quase liso de casca cinzenta.


Lá para Setembro ou Outubro seguir-se-ão cachos de frutos em tons de laranja que, em maduros, serão vermelhos, podendo ser usados em geleias e muito procuradas pelos pássaros. 

Os sorbus temem muito mais o calor forte de verão do que os frios de inverno. Nas áreas onde o calor mais aperta é aconselhável situar esta magnífica árvore decorativa na meia-sombra. 
Por iniciativa da minha mulher temos 2 mostajeiros jovens, (s. torminalis ou s. latifolia) uma subespécie diferente e rara de sorbus que aqui irão fazer o segundo teste de estio. Esperamos que vivam por mais de um século como é próprio destas árvores. Para uma balada nostálgica também temos cerejas e groselhas mas, para ser completa, faltam ainda os meruges das saladas...

Fotos de 5 de Maio de 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário