Confesso que numa primeira vista, os cactos das fotos me pareceram estar em plena floração, carregados de pequenas flores brancas. Não! Não estão em floração.
O que se vê de branco são espinhos curtos e espessos, reunidos numa pequena área saliente que constitui a aréola dos caules. Ainda bem que não me ocorreu conhecê-los pelo tacto... Os espinhos são afinal folhas reduzidas e modificadas muito especiais e tanto, que nestas plantas a função clorofilina é uma das funções dos caules sempre verdes, como se pode notar. Grupos destas aréolas munidas de espinhos distribuem-se pelos lados e parte de cima da planta segundo uma forma globular. A denominação em inglês do cultivar Arizona Snowcap da espécie Mammillaria vetula sugere uma cobertura de neve.
Os caules mal se vêem, envoltos como estão pela profusão de espinhos brancos. Têm a forma de cilindros curtos. As flores são branco-creme com pequenas riscas rosadas ou acastanhadas e surgem na primavera ou no verão. Deveras singular, este cacto!
Fotos de 13 de Março de 2014 no jardim de D. Lurdes.
Sem comentários:
Enviar um comentário