sábado, 22 de março de 2014

MAHONIA, flor (OREGON GRAPE)


Esta variedade de mahonia (aquifolium?) tem dois tempos de glória: o da floração e o da frutificação. E, em permanência, apresenta uma folhagem que dá nas vistas (mas, cautela por ser espinhosa) que, por poder confundir-se com a do azevinho, também é designada na língua francesa por "mahonia faux houx", isto é, "mahonia falso azevinho".


No entanto a sua glória maior está na floração que ocorre em finais do inverno, início da primavera, entre as primeiras a surgir para deleite dos jardineiros e dos insectos polinizadores. 


Na foto, do lado direito, vêem-se entreabertas corolas de 6 pétalas, cor amarela-ouro brilhante, delicadamente perfumadas, envolvendo de muito perto 6 estames aqui não distinguíveis que no centro da flor lhes são opostos. Do centro para a periferia, às pétalas seguem-se as 6 sépalas abertas para fora e claramente mais largas do que aquelas, agrupadas 3 a 3, sensivelmente em 2 tamanhos diferentes.  Na base da flor estão 3 brácteas verde-amareladas. À esquerda flores em botão.


As flores com nítidos pedúnculos são hermafroditas e agrupam-se em inflorescências racemosas compostas.  Plantas muito fáceis de cultivar, são uma mais valia no jardim

Fotos de hoje, no jardim.

Sem comentários:

Enviar um comentário