sábado, 8 de março de 2014

LAURUS NOBILIS, (LOUREIRO, BAY LAUREL, LAURIER NOBLE, ALLORO), em flor


Planta aromática muito usada na cozinha tradicional da região, tinha um lugar certo mas controlado, no quintal. Actualmente, o loureiro multiplica-se a olhos vistos pelos campos abandonados e torna-se indesejável.  


Imagem muito ampliada da pequena flor de loureiro em tons de amarelo claro. 



A maior parte das angiospérmicas é hermafrodita isto é, cada indivíduo apresenta órgãos sexuais dos dois sexos. Não é o caso do loureiro que segue a regra da maioria dos vertebrados em que os sexos se encontram separados em indivíduos diferentes. 
Na flor da foto, quatro tépalas fundidas na base, 8 a 12 estames amarelados e na base de cada um, dois nectários opostos, em amarelo mais carregado, onde se produz o pólen. 


Já as flores femininas apresentam ovário súpero, 1 estilete, 1 estigma e 2 a 3 estaminódios, parecidos com estames, que não se desenvolvem até à maturidade e não chegam a produzir pólen. Apenas as flores femininas produzem frutos que são bagas de uma só semente.


Flores pedunculadas, perfumadas, agrupadas em inflorescências de pequenas umbelas de 4 ou 5 flores a partir das axilas das folhas.


Flores da semana corrente, algumas desta manhã no limite da aldeia e no jardim.

Sem comentários:

Enviar um comentário