quarta-feira, 26 de março de 2014

AZALEA (AZÁLEA, RED AZALEAS)


Corolas de 5 pétalas vermelhas unidas no interior da base. No exterior da base, 5 sépalas de forma triangular, em verde claro, algumas visíveis na foto. A pétala cimeira é a pétala dorsal. De cada um dos lados desta, uma pétala-asa superior. Para baixo, duas pétalas-asa inferiores. 


Dois estames por pétala com filetes em cor-de-rosa e anteras em tons de púrpura, com brilho de pérolas. Talvez mais nítido na flor superior da primeira foto,  um tubo longo e inclinado para fora (i.e. para a esquerda), é o estigma que remata um longo estilete. 


As folhas terminam em ponta e são finas e macias, com pêlos fracos e densos, caducas.


Há anos que estas azáleas não ofereciam aos olhos flores tão perfeitas. São pequenas plantas de vaso que mudámos para o solo num espaço do jardim com menos acesso e por isso não tão bem cuidado, sem luz directa do sol, mais húmido e exposto aos ventos frescos do inverno e primavera. Noutros anos as folhas apareciam com coloração amarelada, enfraqueciam e acabavam por cair mais cedo.  Este ano,  de abundância de água das chuvas e com mais cuidados, as azáleas estão aparentemente vigorosas e recomendam-se. Creio que os factores decisivos que desconheço, estiveram muito para além do melhor cuidado do jardineiro. Conclusão: persistir nos cuidados e esperar, esperar sempre...

Fotos de 16 de Março de 2014, no jardim.

4 comentários:

  1. Eu tenho muitas azaleas de diversas variedades, e posso dizer que todos os anos em Março e Abril se enchem de flores. Nem folhagem se vê. Posso tambem afirmar que isso depende exclusivamente do tipo solo. Tem que ser acido!
    As azaleas nem sequer requerem grandes cuidados mas a acidez do solo não pode deixar de existir, ou então elas enfraquecem, ficam doentes e podem morrer. Mas eu tenho sorte pois sou do norte onde a terra é ácida por natureza. Apenas tenho o cuidado de cobrir o solo com bastante casca de pinho para que as raízes se mantenham sempre frescas.

    ResponderEliminar
  2. Caro Senhor Fernandes. De facto nada sei sobre a real acidez do solo do meu quintal e jardim. Mas sei que ao lado da azálea a que aqui me refiro, tenho uma hortênsia de flor rosada o que, dizem, poderá indiciar solo alcalino. A ser assim, será que a aplicação nesta altura do ano de um pouco de adubo para hortênsias/azáleas compensará também o desequilíbrio do solo? Ou haverá ainda outra solução menos cara e acessível? A sua sugestão da cobertura com casca de pinho é oportuna. Muito obrigado pela sua colaboração. Um abraço, Vítor.

    ResponderEliminar
  3. Uma acidificação do solo eficaz não é fácil, requer muita persistência e tempo. Sei que a cobertura com casca de pinho ao longo dos anos vai-se decompor e acidificar um pouco o solo. As agulhas de pinheiro também fazem o mesmo efeito mas não é tão bonito. O ideal seria fazer incorporação no solo de matéria orgânica, mas como já estão plantadas o ideal é através da superficie para não prejudicar as raízes. Os adubos específicos para plantas acidofilas funcionam bem mas tem que se repetir todos os anos e são caros. Existe tambem outras soluções como espalhar enxofre na superficie mas eu desconheço se funciona.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Senhor Fernandes. Tomei boa nota de tudo quanto muito gentilmente nos quis dar. Muito e muito obrigado. Um abraço, Vítor.

      Eliminar