segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

ALNUS (AMIEIRO), os frutos.


Uma árvore muito comum, diria familiar, da paisagem natural envolvente da aldeia, recortada por rio, valas e regueiras. Pertence à família das betulaceae e pode viver cem anos. Seguindo o curso das linhas de água cujas margens ajuda a estabilizar, alcança doze a quinze metros de altura. Tem a notável capacidade de fixar o azoto o que lhe possibilita tirar partido de solos pobres e húmidos onde outras árvores não são viáveis. As folhas agitam-se à mais leve brisa, produzindo um som muito agradável que acresce o prazer da sombra magnífica. 


Os frutos do amieiro apresentam formas muito curiosas semelhantes a cones alongados com cerca de um a dois centímetros e persistem na árvore mesmo após a queda das folhas. 


Nesta altura do ano oferecem infrutescências num misto de frutos ainda verdes e frutos já lenhificados de cor castanha-escura em processo de abertura para possibilitar a libertação das sementes. Estas são aquénios de forma ovada, cor vermelha-acastanhada e asas estreitas e curtas.  Mas a água, mais do que o vento, parece ter um papel decisivo na distribuição das sementes.


As inflorescências (donde provêm as infrutescências), agrupam flores em estruturas pendentes, longas e cilíndricas que aparecem antes das folhas em finais de fevereiro ou nos primeiros dias de março.

Fotos de finais de novembro de 2013.

1 comentário:

  1. Sr Vítor o senhor por favor sabe dizer me se pode comer se e se há forma de preparar para comer ou picles o fruto ( pinha ) do amieiro? Por favor responda me. Obrigado

    ResponderEliminar