domingo, 15 de dezembro de 2013

CLEMATIS VITALBA (CLEMATIDE BRANCA, VIDE-BRANCA, CLEMATITE), flor em dezembro.



Em dezembro, uma clematite de cultivo em plena floração! Encaminhada por uma rede oculta na vegetação com pouco mais de cinquenta centímetros de altura, cresce viçosa à sombra dos edifícios alinhados a sul. A menos de cinquenta metros de distância vimos um outro exemplar de jardim, ramos secos na quase totalidade, pendurado na rede de vedação com cerca de dois metros de altura, exposta ao sol directo. Aparentemente, a primeira é muito melhor cuidada: pé fresco e algum sol na manhã e tarde.


A surpresa resulta do facto da floração normal desta planta em natureza, acontecer entre maio e setembro.  As flores de grandes pedúnculos (realmente são inflorescências em panícula (i.e. em cacho, mais largas na base do que no vértice) parecendo pequenas estrelas sob fundo verde, são brancas com um toque amarelado no exterior e o que à primeira vista parecem ser pétalas são, de facto, sépalas petalóides. Verdadeiramente, a clematite é  desprovida de pétalas. Na primeira foto, em cima do lado direito, podemos ver essas sépalas livres, brancas e mais largas, na base da flor, em número de quatro, formando uma cruz.   Destacam-se pelo tamanho e pelo belo efeito, os muitos estames que excedem a corola. 


Esta trepadeira ramificada da família ranunculaceae é uma verdadeira liana. Os caules são longos e lenhosos. Mostram-se canelados à superfície. A folha é caduca.


Os frutos que aqui trouxe em setembro passado, são aquénios. Estes novelos de belo efeito são normais no inverno.

Fotos deste  dezembro com excepção da última que é de setembro, todas de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário